Blog

Tipos de verniz para madeira: como escolher a melhor opção?

Escolha de muitos projetos, o piso de madeira é um revestimento que demanda diversos cuidados, tanto no momento da aplicação, como na manutenção. Alguns aspectos estéticos são fundamentais para que o piso tenha uma boa aparência com o passar do tempo. Um deles inclui a aplicação de seladoras e vernizes. E assim como os tipos de madeira para piso podem variar, existem certos tipos de verniz que acabam sendo mais indicados para cada estilo de projeto.

Primeiramente, é importante ter em mente que a durabilidade da madeira é variável, pois depende de qual espécie de árvore ela foi extraída. Cada árvore possui suas características naturais que influenciam não só na aparência da madeira como em sua durabilidade. Algumas das árvores mais utilizadas para pisos são:

- carvalho
- sucupira
- cumaru
- ipê
- jatobá
- amêndola
- marfim
- peroba
- amendoim
- teca
 

A escolha do tipo de piso de madeira depende muito do estilo que o projeto terá e do gosto pessoal dos proprietários. A qualidade do material e o orçamento também são critérios importantes que precisam ser levados em consideração. Além disso, é indicado avaliar se no ambiente que o piso de madeira será instalado haverá circulação de muitas pessoas ou não.

Ainda que a escolha do piso e os devidos cuidados dependam de projeto para projeto, o uso de seladoras e vernizes é uma maneira de conservá-lo por mais tempo. Com o objetivo de selar os poros da madeira, sem criar uma película protetora externa, a seladora é um produto que deve ser aplicado antes do verniz. Já o verniz cria uma película protetora na madeira, por isso é utilizado como acabamento e proteção.

A seguir você vai saber mais sobre os tipos de verniz e quais as principais indicações: 

Tipos de verniz para piso de madeira

Verniz Classic Rebrilhar

Indicado para uso residencial em áreas com tráfego normal, o verniz monocomponente Classic Rebrilhar, oferece rápido nivelamento e grande poder de cobertura. É um produto ecológico e que não agride o meio ambiente, uma vez que utiliza a água como solvente. 

Entre as principais características e vantagens podemos destacar:

- possibilita uma aplicação sem odor;

- acabamento natural;

- realça a coloração da madeira;

Todos esses fatores contribuem para que o resultado final valorize ainda mais o piso, além de serem facilitadores para uma aplicação com menor tempo entre as demãos. No entanto, é importante ter em mente que é imprescindível contar com uma mão de obra qualificada que que o resultado final desejado seja alcançado. Caso precise de ajuda para escolher esse profissional, entre em contato com a gente.

A expectativa de durabilidade desse tipo de verniz é maior do que a oferecida por um verniz que utiliza solvente como base. Está disponível em três variedades de acabamento: brilhante, acetinado e fosco. A secagem ao tato pode levar de uma a duas horas e a cura total até sete dias.

Antes da sua aplicação, é indicado aplicar uma demão de seladora.

Verniz Classic Alto Tráfego da Rebrilhar

Esse é um verniz bi componente, ou seja, para desempenhar sua performance é necessária a mistura de um segundo componente, o catalisador. Desde seu lançamento é o verniz da linha Classic mais vendido pela Rebrilhar, pois é ideal para proteger os pisos de madeira em áreas com maior circulação com custo benefício imbatível.

Desenvolvido com uma avançada tecnologia, com matérias primas e processo de ponta, obtivemos um resultado extraordinário, não apenas para o produto, mas para o meio ambiente. O verniz é feito a base de água, tem pouco cheiro, secagem rápida ao toque e preserva a cor e o aspecto natural da madeira. Vendido em 3 acabamentos: brilhante, acetinado e fosco. A secagem ao tato pode levar de uma a duas horas e a cura total até sete dias.

Você já sabe, mas vale a pena lembrar: uma mão de obra qualificada é tão importante quanto a qualidade do material que será aplicado no piso de madeira. Respeite o trabalho do calafate, pois essa é uma mão de obra artesanal que resulta em um trabalho feito com muito carinho pelos poucos profissionais que ainda exercem essa profissão.

Antes da sua aplicação, é indicado aplicar uma demão de seladora.

Verniz Poliuretano Monocomponente da Rebrilhar

O Poli-PU-10, verniz poliuretano monocomponente da Rebrilhar, oferece alto brilho, além de um perfeito acabamento final. Uma de suas características é a formação de uma película extremamente impermeável no piso de madeira. Sua cura total pode levar até sete dias.

Dos tipos de verniz, esse é mais indicado para projetos que demandam um piso de madeira com alto brilho. A sua aplicação não é indicada para pisos térreos, uma vez que a probabilidade do aparecimento de umidade é alta e ela não poderá sair por evaporação em decorrência da película impermeável, deixando a madeira suscetível ao apodrecimento.

Lembre-se de respeitar o período de secagem indicado pelo calafate. Não utilize pano úmido antes da liberação do mesmo ou arraste móveis pelo piso recém envernizado. Você não vai querer refazer todo trabalho, não é mesmo?

Aplique após o selamento da madeira com uma ou duas demãos do nosso verniz ureia formol.

Revestimento de alta duração para pisos de madeira

Esse verniz teve sua comercialização iniciada em 1954 pelo Grupo Peixoto de Castro em Gravataí/RS com o nome de Synteko. Ganhou popularidade por ser um verniz de baixo custo e com uma durabilidade muito grande. Hoje o termo Syntekar faz parte do nosso dicionário e faz referência ao ato de envernizar o piso de madeira. Mesmo com a saída desse produto do mercado, todos os vernizes passaram a ser conhecidos como Synteko, assim profissionais e donas de casa só precisam decidir qual marca comprar.

O verniz Ureia Formol da Rebrilhar apresenta ótima cobertura, maior resistência a riscos e menor emissão de odor comparado aos produtos similares. Possui três variedades de acabamento: brilhante, acetinado e fosco. Esse revestimento da Rebrilhar é bicomponente - o catalisador deve ser adicionado na proporção de 10% para a correta aplicação e não exige o uso de seladora.

Deve-se respeitar o período de 24 horas entre demãos, o que torna o tempo de aplicação um pouco mais extenso do que a linha Classic Rebrilhar. A principal diferença entre esse revestimento e a linha Classic à base de água da Rebrilhar é o fato da película de cobertura ser mais espessa. A previsão de cura total é de 30 dias. 

É importante lembrar que… 

Cada tipo de verniz ou resina (muitas regiões utilizam esse nome) possui suas características e recomendações. É importante seguir as instruções de uso e pesquisar bem sobre a mão de obra para garantir o resultado esperado, pois uma das etapas mais difíceis na hora de revitalizar o piso de madeira, por exemplo, é o momento da raspagem. Em inúmeras vezes, essa raspagem é feita de forma errônea e em situações extremas pode danificar totalmente o piso, além de gerar retrabalho. Isso pode ser um fator decisivo para a substituição de um piso com personalidade por um porcelanato frio e totalmente sem identidade. 

Garantia de qualidade Rebrilhar 

Para que o piso de madeira do projeto tenha qualidade e durabilidade, a escolha dos produtos utilizados para fazer essa proteção, acabamento ou restauração é um momento que merece atenção. Procure fornecedores de confiança e que ofereçam o suporte necessário!

A Rebrilhar está no mercado desde 2010 e garante a qualidade de seus produtos, bem como a satisfação de seus clientes. Todos os produtos da linha são fabricados com tecnologia de ponta e atendem as normas de segurança vigentes no mercado.  

Estamos à disposição para sanar dúvidas ajudar na busca por um profissional qualificado para que sua experiência seja única. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos.

Aproveite para seguir a Rebrilhar também no Instagram! Por lá você pode acompanhar os projetos de nossos parceiros e saber mais sobre cada aplicação. 

x

Chame no WhatsApp

Falar com Consultor