Blog

Resina para piso de madeira: o que é e por que aplicar?

O piso de madeira nunca sai de moda. Fato! Muitos imóveis já possuem o piso instalado e muitas pessoas preferem esse tipo de projeto antes de começar a construir ou reformar. No entanto, esse revestimento demanda uma série de cuidados, desde o momento da instalação até a manutenção diária. Tudo para que a boa aparência da madeira dure por muitos anos! É por isso que a resina para piso de madeira é muito indicada nesse processo.

 Mas, afinal, o que é resina?

A resina nada mais é do que uma película protetora para a madeira. O principal objetivo da resina é a proteção do piso, mas é possível encontrar variedades de acabamento: brilhante, acetinado e fosco são os mais comuns. Assim, ao decidir pela aplicação da resina para piso de madeira, você estará conservando o seu piso por mais tempo e também realçará a sua beleza.

Por que aplicar resina para piso de madeira?

Um piso de madeira que passa por esse tipo de cuidado tem boa durabilidade e resistência por muitos anos. Ou seja, esse investimento vale muito a pena para que você não tenha que se preocupar com trocas de piso ou reparos em um curto período de tempo.

Além disso, você tem a possibilidade de escolher a aparência do seu piso. O acabamento brilhante, por exemplo, ainda é muito escolhido. Já o acabamento fosco é mais moderno. Nesse momento é importante levar em consideração o tipo de madeira que você vai trabalhar, pois cada uma possui suas próprias características. Cabe a você e aos profissionais envolvidos decidirem o que é melhor realçar e qual o tipo de proteção necessária. Isso vai interferir na escolha do tipo de resina que será aplicada no piso.

O que também interfere na escolha do material que será aplicado, é o “propósito” do piso de madeira. Explicamos: um piso residencial com baixo tráfego de pessoas é diferente de um piso em uma área de maior circulação. Nesse caso, um piso residencial exige uma proteção menor e por isso um tipo de resina diferente.

Leia também - Tipos de verniz para madeira: como escolher a melhor opção?

resina para piso de madeira

O que você precisa saber sobre a aplicação da resina

Agora que você já sabe sobre a importância da resina para piso de madeira, podemos falar sobre alguns detalhes da aplicação:

  • O intervalo entre uma aplicação e outra varia de piso para piso, da finalidade de uso e da manutenção. Incidência de umidade e de sol também pode interferir na vida útil da aplicação, por isso é muito importante ter cuidados especiais no momento da limpeza do piso - o pano úmido bem torcido é a melhor opção. De modo geral, a resina no piso de madeira tem uma durabilidade de 5 anos.
  • Antes da aplicação de qualquer resina para piso de madeira, é preciso lixar ou fazer a raspagem do piso para remover a resina antiga, rejuntar e fazer o polimento. É importante também fazer uma limpeza rigorosa para seguir com a aplicação da resina, para que resíduos ou pó não caiam sobre a aplicação.
  • Para garantir uma boa aplicação, é preciso liberar completamente o espaço e respeitar o tempo de secagem, para evitar manchas no piso.
  • A escolha da resina é fundamental para obter o resultado esperado. Cada tipo de resina ou verniz (muitas regiões utilizam esse nome) possui suas características e recomendações. Tenha atenção com as especificações técnicas do produto e respeite as instruções de uso.
  • Lembre-se que uma mão de obra qualificada é tão importante quanto a qualidade da resina para piso de madeira. O responsável por esse trabalho é o calafate - respeite esse profissional, pois essa é uma mão de obra artesanal que pode resultar em um trabalho impecável. Poucos profissionais ainda exercem essa profissão!

>> Precisa de ajuda para encontrar um calafate? Envie uma mensagem para a equipe da Rebrilhar. Podemos ajudar você nessa missão!

  • Depois da resina ser aplicada e do tempo de secagem ser respeitado, é importante ter atenção com a manutenção do piso. Cuidados de limpeza frequentes são essenciais para garantir a durabilidade e a boa aparência. Os principais cuidados que você precisa ter estão relacionados com a umidade. Já compartilhamos dicas valiosas sobre como limpar piso de madeira aqui no blog.

Conheça os produtos Rebrilhar

O seu piso de madeira merece os melhores cuidados. Procure sempre fornecedores de confiança e que ofereçam o suporte necessário! No mercado desde 2010, a Rebrilhar é especializada na fabricação de resinas e vernizes e garante a qualidade de seus produtos, bem como a satisfação de seus clientes. Todos os produtos da linha são fabricados com tecnologia de ponta e atendem as normas de segurança vigentes no mercado.

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas sobre a escolha da resina ideal para o seu tipo de piso e ajudar na busca por um profissional qualificado para fazer a aplicação dos nossos produtos. Entre em contato conosco para saber mais sobre a linha Rebrilhar.

resina para piso de madeira

Gostou de saber mais sobre a aplicação da resina para piso de madeira? Aproveite para seguir a Rebrilhar também no Instagram para acompanhar muitas outras dicas, além de projetos de nossos parceiros.

x

Chame no WhatsApp

Falar com Consultor