Blog

Como limpar piso de madeira: 9 dicas práticas para manter a boa aparência

Quando o assunto é decoração, cada detalhe pode fazer a diferença, principalmente se queremos deixar o nosso lar da maneira que sempre imaginamos e combinando com a nossa personalidade. Seja em uma casa, seja em um apartamento, o piso de madeira é uma opção muito escolhida, justamente por dar aquela sensação de aconchego e conforto que queremos para o nosso lar. Por ser um material nobre, algumas dúvidas no processo de limpeza são comuns. Se você quer aprender o jeito certo de como limpar piso de madeira, não deixe de salvar as próximas dicas!

O piso de madeira é bem versátil e charmoso. Ele combina com diversos cômodos e pode harmonizar com decorações rústicas, modernas e até mesmo sofisticadas. Para que ele mantenha a boa aparência por mais tempo e mantenha as características originais, é necessário colocar alguns cuidados em prática. Manter o piso sempre limpo e com aparência de novo é mais fácil do que você pode imaginar.

Como limpar piso de madeira e manter a sua boa aparência?

Antes de saber mais sobre as dicas práticas para limpar o piso de madeira, é importante ter em mente que o ideal é seguir as recomendações da empresa que fez a instalação do piso ou que fez a aplicação do verniz. Existem diversos tipos de piso, bem como diferentes tipos de verniz para madeira. Não esqueça de confirmar com os profissionais e especialistas responsáveis quais as melhores práticas de cuidado.

De modo geral, algumas dicas e cuidados são aplicáveis para todos os pisos de madeira:

1. Utilize vassoura de pêlos ou aspirador de pó

Para a limpeza do dia a dia, a vassoura de cerdas macias é a mais indicada, pois ela não vai arranhar o piso de madeira. Se você quer deixar o processo mais rápido e eficiente, use uma vassoura elétrica ou o aspirador de pó. Apenas certifique-se de estar usando uma peça própria para pisos de madeira. Você não quer riscos no seu piso, não é mesmo?

O ideal é fazer essa limpeza em dias alternados para evitar o acúmulo de sujeira e pó. Caso você não tenha tempo, procure fazer pelo menos uma vez por semana.

2. Passe um pano levemente úmido pelo menos uma vez por semana

Um dos principais erros que envolvem a limpeza do piso de madeira é o excesso de água. Isso não significa que você não pode fazer uma limpeza com um pano úmido. Você pode usar um desinfetante diluído em água para que o local fique mais higienizado. Lembre-se apenas de torcer bem o pano para evitar o excesso de água. Depois, passe na superfície um pano seco e macio para garantir que o piso de madeira fique totalmente seco. A umidade com o tempo vai estragando a madeira e o seu piso pode perder a boa aparência.

De preferência, escolha desinfetantes adequados para pisos de madeira, pois desinfetantes à base de cloro podem manchar o piso. Verifique as instruções do rótulo para usar a medida certa do produto e qual a quantidade de água necessária para diluir em um balde, lembrando que o ideal é fazer uma limpeza apenas com pano umedecido em água, deixando o cheirinho para os home sprays.

3. Não use produtos à base de silicone

Ao escolher os produtos de limpeza, preste atenção nos componentes. O silicone pode criar camadas difíceis de remover em pisos laminados ou assoalhos de madeira e também manchar a superfície, dificultando o trabalho de revitalização causando incompatibilidade na hora da aplicação do verniz.

4. Coloque feltros embaixo dos móveis

Riscar o piso de madeira é um erro bem comum. Para evitar esse descuido, você pode colocar feltros embaixo dos móveis e cadeiras que costumam ser mais arrastados, tanto no dia a dia como na hora da faxina.

5. Saiba como remover manchas

Muitas pessoas que procuram como limpar piso de madeira também querem descobrir como remover manchas. Algumas situações comuns:

- para remover mancha de vinho ou café você pode usar uma solução de água morna e álcool e aplicar com a ajuda de um pano.

- para remover tinta de caneta, água e detergente neutro podem resolver.

- para remover manchas de gordura use detergente desengordurante no local e depois remova tudo com um pano úmido e finalize com um pano seco.

6. Use tapetes como aliados

Os tapetes são ótimos elementos decorativos. Além de dar um toque especial no ambiente, podem deixar o espaço mais aconchegante. Eles também ajudam a evitar que a sujeira se espalhe e que o seu piso de madeira seja riscado.

O capacho na porta de entrada é um aliado essencial. Qualquer pedrinha ou sujeira mais grossa já fica por ali e não no seu piso de madeira.

7. Se possível, tire os sapatos na entrada

Muitas pessoas já são adeptas desse hábito. A sua casa ficará muito mais limpa, assim como o seu piso, se você deixar os calçados que usou na rua na entrada. Você pode separar sapatos para usar apenas em casa, como chinelos e pantufas. Você vai perceber como a sua casa ficará limpa por mais tempo!

8. Tenha cuidado com a umidade

Passar um pano muito molhado no piso de madeira pode deixá-lo úmido, sim, mas esse não é o único fator. Se você mora em uma região com muita umidade, por exemplo, procure sempre abrir as janelas e deixar o espaço arejado por um tempo.

9. Contrate um profissional para fazer a aplicação do verniz

Essa é uma alternativa que certamente vai ajudar a manter as características originais do seu piso de madeira por mais tempo. O uso de seladoras e vernizes é uma maneira de conservá-lo e protegê-lo contra os temíveis riscos. 

A seladora é um produto que deve ser aplicado antes do verniz, pois ela vai selar os poros da madeira. Já o verniz cria uma película protetora na madeira, por isso é utilizado como acabamento e proteção. Existem tipos de verniz com acabamentos diferentes, normalmente brilhante, acetinado ou fosco. Você pode escolher o que mais combina com o ambiente e seu estilo pessoal.

Você pode contratar um profissional para fazer a aplicação do verniz logo depois da instalação do piso ou com o passar do tempo, caso queira recuperar a beleza original da madeira.

Em casos de pisos que já estão envernizados há muito tempo, é recomendado fazer a restauração do piso, lixando e aplicando o verniz novamente - somente pisos de madeira maciça podem passar por esse tipo de intervenção.

Aqui no blog nós já escrevemos um guia completo sobre os tipos de verniz e como escolher a melhor opção. Se você quer saber como limpar piso de madeira e fazer a sua manutenção, não deixe de ler.

Conheça os produtos Rebrilhar

O seu piso de madeira merece os melhores cuidados. Procure sempre fornecedores de confiança e que ofereçam o suporte necessário! No mercado desde 2010, a Rebrilhar é especializada na industrializaçãode resinas e vernizes e garante a qualidade de seus produtos, bem como a satisfação de seus clientes. Todos os produtos da linha são fabricados com tecnologia de ponta e atendem as normas de segurança vigentes no mercado.  

Estamos à disposição para sanar dúvidas e ajudar na busca por um profissional qualificado para fazer a aplicação dos nossos produtos no seu piso de madeira. Entre em contato conosco para saber mais sobre a linha Rebrilhar! 

Gostou das nossas dicas sobre como limpar piso de madeira? Aproveite para seguir a Rebrilhar também no Instagram para acompanhar muitas outras dicas, além de projetos de nossos parceiros.

x

Chame no WhatsApp

Falar com Consultor